Pesquisar este blog

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Carta Aberta e Moção de Repúdio
Contra a extinção da Fundação ZooBotânica do
Rio Grande do Sul | FZB/RS


Porto Alegre, 25 de novembro de 2015.

A Rede de Educadores do Rio Grande do Sul – REMRS, vem através desta solidarizar-se à Fundação Zoobotânica do RS – FZB/RS marcando os Sessenta Anos de Existência do Museu de Ciências Naturais.

A Coordenação da Rede, ao tomar conhecimento da intenção do Governo do Estado do Rio Grande do Sul em extinguir a FUNDAÇÃO ZOOBOTÂNICA do RIO GRANDE do SUL | FZB/RS elaborou uma Carta Aberta e Moção de Repúdio a qualquer proposta que coloque em risco este patrimônio, a continuidade dos programas de conservação da biodiversidade do nosso país, o conhecimento científico e as Ações de educação ambiental.

  A aprovação relativa à extinção, através do Projeto de Lei, que corre na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, provocará o fechamento da Instituição, o abandono do acervo e a demissão de dezenas de funcionários altamente qualificados, demonstrando desrespeito à pesquisa e as conquistas do nosso povo.
A Fundação é composta por órgãos executivos consagrados, como o Museu de Ciências Naturais, o Jardim Botânico e o Parque Zoológico. O Museu de Ciências Naturais é Fiel Depositário de Componentes do Patrimônio Genético, e uma das poucas instituições no Brasil credenciadas pelo Conselho do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente, mantendo cerca de 400.000 registros de plantas e animais tombados em suas coleções científicas, como base de conhecimento da biodiversidade gaúcha.
No que se refere ao Jardim Botânico, este foi reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos com o seu registro definitivo na Categoria “A“, que junto aos Jardins Botânicos do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife integram a elite científica brasileira para conservação da flora como referência e eficiência.
A FZB/RS foi responsável pela coordenação, elaboração e publicação dos Decretos relativos às Listas de espécies ameaçadas de plantas nativas (804 espécies) e animais silvestres (280 espécies), além de se dedicar para os planos de conservação ex situ e in situ destas e de outras tantas espécies que correm risco crescente de ameaça de extinção.
A extinção da FZB/RS, compromete de maneira definitiva o caminho pelo desenvolvimento sustentável, sem falar na desconstrução do Jardim Botânico, com seus 40 hectares de área protegida em Porto Alegre, abrigando coleções vivas de grupos de plantas representativas dos diferentes ecossistemas do Estado. O JB também recebe, anualmente, milhares de visitantes e desenvolve um conjunto de atividades de Educação Ambiental direcionado ao público em geral, oferecendo visitas orientadas, principalmente às escolas.
Acrescenta-se a relevância nas atividades de formação e educação ambiental e do cultivo de plantas, direcionadas às pesquisas de extensão universitária, aos estudantes e educadores das universidades do Estado e de escolas em âmbitos público e privado.
As politicas públicas em meio ambiente necessitam de conhecimentos aprofundados e empenhos para a conservação da flora e fauna. Neste sentido, especialmente a FZB/RS, com mais de uma centena de técnicos gabaritados, não poderá mais dar sequência a estas tarefas caso cumpra-se a determinação do Governo. Por sua vez, cabe destacar também que é, legalmente, a instituição que possui o papel de resguardo e conservação ex situ das espécies, sendo a responsável pela revisão das Listas Oficiais da Flora e Fauna Ameaçadas do Rio Grande do Sul.
Esperamos o bom senso do governo e dos parlamentares, registrando a revolta de muitos setores da sociedade organizada, onde se inclui a Rede de Educadores do Rio Grande do Sul, que não se conformará com essa perda, refletindo o desprezo para com a tradição nas áreas de pesquisa, de conservação ambiental e educacional.


Márcia Isabel Teixeira de Vargas
Coordenação de Gestão Compartilhada da REMRS

0 comentários:

Postar um comentário